015_CA-destaque

087.DF.15 | PT

O carácter rural do terreno em questão levou a um especial cuidado na análise da pré-existência. A proposta tentou ao máximo respeitar essa pré-existência, reconvertendo os usos definidos para determinados espaços de modo a dotar a proposta de condições de habitabilidade para uma família dos dias que correm, tentando, contudo, não descaracterizar o conceito de habitar no espaço rural.

O diagnóstico inicial valida a morfologia dos corpos originais da moradia, nomeadamente a sua base em alvenarias de granito, e o conceito adotado para esta intervenção passou pela utilização desta mesma pré-existência e pela reinterpretação de antigos elementos locais num contexto de contacto com materiais de linguagem moderna.

A moradia caracteriza-se morfologicamente pelo respeito pela pré-existência e pelas formas como se relaciona com a paisagem envolvente. O programa requerido passou pela reconversão da pré-existência numa tipologia T3 deixando o piso inferior como a zona social da habitação e o piso superior como a zona mais privada.

Projeto

Reconstrução de Moradia Unifamiliar

Promotor

Privado

Arquitetura

João Abreu

Colaboração

Bruno Soares

Fotografia / 3D

Bruno Soares

Área

271,00 m²

Localização

Mesão Frio | Portugal

Estado

Em Projeto

Ano

2015 –

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?