
087.DF.15 | PT
O carácter rural do terreno em questão levou a um especial cuidado na análise da pré-existência. A proposta tentou ao máximo respeitar essa pré-existência, reconvertendo os usos definidos para determinados espaços de modo a dotar a proposta de condições de habitabilidade para uma família dos dias que correm, tentando, contudo, não descaracterizar o conceito de habitar no espaço rural.
O diagnóstico inicial valida a morfologia dos corpos originais da moradia, nomeadamente a sua base em alvenarias de granito, e o conceito adotado para esta intervenção passou pela utilização desta mesma pré-existência e pela reinterpretação de antigos elementos locais num contexto de contacto com materiais de linguagem moderna.
A moradia caracteriza-se morfologicamente pelo respeito pela pré-existência e pelas formas como se relaciona com a paisagem envolvente. O programa requerido passou pela reconversão da pré-existência numa tipologia T3 deixando o piso inferior como a zona social da habitação e o piso superior como a zona mais privada.
Projeto
Reconstrução de Moradia Unifamiliar
Promotor
Privado
Arquitetura
João Abreu
Colaboração
Bruno Soares
Fotografia / 3D
Bruno Soares
Área
271,00 m²
Localização
Mesão Frio | Portugal
Estado
Em Projeto
Ano
2015 –