
103.AN.16 | PT
A abordagem proposta teve como vontade a compatibilização entre dois aspetos fundamentais, a imagem da pré-existência, sendo uma peça de um conjunto com características muito fortes, e a imagem da marca Aneto. O conceito passou por transportar um pouco o ambiente de “Quinta” para o espaço de intervenção de modo a assumir-se como prolongamento lógico do percurso do produto.
A proposta que se apresenta, distribui o programa por dois pisos. A definição do acesso exterior ao espaço fazia já parte da pré-existência, pelo que a intervenção começou por tentar direcionar esse acesso de forma à melhor utilização e distribuição do programa no espaço através de uma ante câmara. O piso de rés-do-chão compreende a zona social bem como a zona de trabalho, ficando o piso superior completo para uso de clientes. O piso inferior esta dividido em zonas de carácter distinto, seja de exposição dos diferentes vinhos, de prova ou ainda um espaço de permanência mais longa, tem também as instalações sanitárias bem como zona de funcionários compreendia por cozinha e copa de apoio. Este piso tem capacidade para 18 lugares sentados sendo que tem ainda uma zona de provas que podem adaptar-se conforme as necessidades e permitir a criação de mais 4 lugares sentados.
O piso superior funciona em mezanino e tem capacidade para mais 14 lugares sentados distribuídos por várias mesas, mas permitindo o desenho do mobiliário adaptar o espaço para grupos.
A vontade de trazer o exterior e o ambiente de “Quinta” para o interior foi procurado não só através da utilização de mobiliário com ligação conceptual a esse ambiente, mas também através da decoração dos espaços com materiais e peças marcadamente rústicas seja na iluminação ou em elementos puramente decorativos.
Projeto
Aneto | Wine Store | Restaurante
Promotor
Aneto Wines
Arquitetura
João Abreu
João Vasconcelos
Colaboração
Bruno Soares
Fotografia / 3D
João Vasconcelos
Bruno Soares
Área
130,00 m²
Localização
Régua | Portugal
Estado
Construído
Ano
2016 – 2017