026.CTA-destaque

026.CTA.11 | PT

O Programa previsto para o Cine-teatro de Amarante é bastante ambicioso e consegue, pelas diversas actividades intrínsecas ao programa, abranger uma multiplicidade de usos. As limitações de outros espaços semelhantes da cidade são, com esta proposta de programa, menores e/ou até mesmo extintas. Este espaço viria a colmatar uma falha no tecido cultural da cidade.

A concepção da proposta de recuperação do Cine-teatro de Amarante, prevê uma polivalência de manifestações artísticas muito alargada, pois dimensiona todas as infra-estruturas de apoio – desde o foyer até à teia, com um carácter mais orientado para uma sala de ópera – das artes mais exigentes ao nível da acústica, layout, dimensão e estruturas de apoio do palco, luzes e cena.

Não apenas o cinema, a música, o teatro, a ópera, a dança, até mesmo as conferências e seminários, têm presença no palco. A ideia de integrar uma vertente educativa, através de workshops ou do ensino das diversas artes do palco, seria uma forma não só de rentabilizar o espaço, como dar a oportunidade do edifício ter uma vida contínua, com vida própria, gerador de dinâmicas culturais e interculturais, sem se limitar a ser uma casa de espetáculos per se.

Projeto

Recuperação do Cine-Teatro de Amarante

Concurso – 11º Lugar

Promotor

Câmara Municipal de Amarante

Arquitetura

João Abreu

Bárbara Abreu – Co-autoria

Colaboração

Bruno Soares

Laëtitia Fernandes

Cristophe Morais

Fotografia / 3D

Bruno Soares

Área

4.560,00 m²

Localização

Amarante | Portugal

Estado

Em Projeto

Ano

2011

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?