026.CTA.11 | PT

O Programa previsto para o Cine-teatro de Amarante é bastante ambicioso e consegue, pelas diversas actividades intrínsecas ao programa, abranger uma multiplicidade de usos. As limitações de outros espaços semelhantes da cidade são, com esta proposta de programa, menores e/ou até mesmo extintas. Este espaço viria a colmatar uma falha no tecido cultural da cidade.

A concepção da proposta de recuperação do Cine-teatro de Amarante, prevê uma polivalência de manifestações artísticas muito alargada, pois dimensiona todas as infra-estruturas de apoio – desde o foyer até à teia, com um carácter mais orientado para uma sala de ópera – das artes mais exigentes ao nível da acústica, layout, dimensão e estruturas de apoio do palco, luzes e cena.

Não apenas o cinema, a música, o teatro, a ópera, a dança, até mesmo as conferências e seminários, têm presença no palco. A ideia de integrar uma vertente educativa, através de workshops ou do ensino das diversas artes do palco, seria uma forma não só de rentabilizar o espaço, como dar a oportunidade do edifício ter uma vida contínua, com vida própria, gerador de dinâmicas culturais e interculturais, sem se limitar a ser uma casa de espetáculos per se.

Projeto
Recuperação do Cine-Teatro de Amarante | Concurso – 11º Lugar
Promotor
Câmara Municipal de Amarante
Arquitetura
João Abreu
Bárbara Abreu – Co-autoria
Colaboração
Bruno Soares
Laëtitia Fernandes
Cristophe Morais
Fotografia / 3D

Bruno Soares

Área
4.560,00 m2
Localização
Amarante | Portugal
Estado
Em Projeto
Ano

2011