062.AL.15 | PT

O carácter rural do terreno onde se localiza a implantação da proposta levou a um especial cuidado na análise da pré-existência. Esta pré-existência, define um volume original da moradia com acrescentos que descaracterizam o conceito de habitar no espaço rural.

O diagnóstico inicial valida o corpo original da moradia, nomeadamente a base desta em alvenarias de granito, e o conceito adotado a esta intervenção é-lhe atribuído pela utilização desta mesma pré-existência e pela reinterpretação de antigos elementos locais numa linguagem moderna.

Estes elementos, nomeadamente beirais característicos do ambiente rural, asseguraram a reinterpretação que lhe é atribuída e num mesmo sentido, a seleção da escolha dos materiais de revestimento visaram também a integração da proposta na paisagem rural.

O programa requerido passou pela reconversão do piso superior numa tipologia T4 deixando o piso inferior com o uso que já lhe era atribuído, espaços de habitação e arrumos. Assim, a moradia foi dotada de condições de modo a receber o programa e a assegurar condições de habitabilidade para albergue de uma família comum.

Projeto
Reconstrução de Moradia Unifamiliar
Promotor
Privado
Arquitetura
João Abreu
Colaboração
Bruno Soares
Fotografia / 3D

Bruno Soares

Área
181,00 m2
Localização
Amarante | Portugal
Estado
Construído
Ano

2015 – 2018