091.CMA.16 | PT

091_CMA

A intervenção proposta é constituída por um conjunto de edifícios a recuperar e requalificar, tendo como motivação central a Igreja existente e alguns elementos edificados, bem como aos espaços verdes de enquadramento e contemplação a preservar ou a transformar.

A igreja, influenciada como em muitas outras, fica no topo de um monte em cuja vertente evolui e a sua inserção paisagística, antigamente rodeado de mata, surge e identifica‐se como elemento único e supremo.

A arquitetura religiosa, motivado pelos acessos em escadório ou escadaria, motivaram‐nos a incluir estes elementos na proposta. Surge uma primeira construção a Sul, onde uma escadaria com um santuário central que alberga um Santo formando um conjunto de interesse arquitetónico a manter e requalificar.

Já a Norte, amarrado ao mesmo eixo e com alinhamentos formalizados pelos revestimentos dos pavimentos, surge a escadaria associada ao Coreto e tanque local. Esse eixo de acesso à Igreja, pretende criar um espaço com a “aura” de pequeno largo e assumir‐se como local de reunião da população, utilizando para isso elementos como o verde e a água para reforçar a intenção.

Projeto
Arranjo Urbanístico da Zona Envolvente à Capela da Sr.ª da Graça | Vila Caiz
Promotor
Câmara Municipal de Amarante
Arquitetura
João Abreu
João Vasconcelos
Colaboração
Bruno Soares
Fotografia / 3D

Bruno Soares

Área
11.000,00 m2
Localização
Vila Caíz | Amarante | Portugal
Estado
Construído – Fase I, Em Projeto – Fase II
Ano

2016 – 2017 – Fase I
2016 – – Fase II