Localizado no antigo armazém da Refer, na cidade de Peso da Régua, que em tempos abria a porta para o Alto Douro Vinhateiro, o restaurante Aneto assume o vinho como elemento conetor para a intervenção proposta.
A abordagem proposta teve como vontade a compatibilização entre dois aspetos fundamentais, a imagem da pré-existência, sendo uma peça de um conjunto com características muito fortes, e a imagem da marca Aneto.
O conceito passou por transportar um pouco o ambiente de “Quinta” para o espaço de intervenção de modo a assumir-se como prolongamento lógico do percurso do produto.
A proposta distribui o programa por dois pisos. A definição do acesso exterior ao espaço fazia já parte da pré-existência, pelo que a intervenção começou por tentar direcionar esse acesso de forma à melhor utilização e distribuição do programa no espaço através de uma antecâmara. O piso de rés-do-chão compreende a zona social bem como a zona de trabalho, ficando o piso superior, em mezanino, para uso de clientes. O piso inferior está dividido em zonas de carácter distinto, seja de exposição dos diferentes vinhos, de prova ou ainda um espaço de permanência mais longa, tem também as instalações sanitárias bem como zona de funcionários compreendia por cozinha e copa de apoio.
A vontade de trazer o exterior e o ambiente de “Quinta” para o interior foi procurado não só através da utilização de mobiliário com ligação conceptual a esse ambiente, mas também através da decoração dos espaços com materiais e peças marcadamente rústicas seja na iluminação ou em elementos puramente decorativos.