139.PA.18 | PT

Inserida num aglomerado rural, a casa tem duas frentes de rua e propõe‐se um distanciamento em relação às mesmas de modo a que questões de privacidade e segurança sejam respondidas, voltando a casa para a área verde que a confronta a Oeste.

A implantação procura criar uma relação de cheios e vazios, onde o que é natural parece romper por entre os volumes regulares que conformam os espaços da casa.

A casa é composta por três volumes de escalas distintas que fazem a separação entre a esfera social e privada da casa. O volume da entrada, mais alto e mais delgado que os restantes, pretende destacar‐se enquanto ponto central da casa, e une‐se aos restantes por um corredor envidraçado que permitem perceber as pendentes do terreno, acentuando, pela transparência, a relação com o natural. Junto à frente Oeste, rasga‐se um pátio, regular, ajardinado, que servirá como pano de fundo das zonas mais técnicas da moradia.

A casa tem um programa T4, sendo que os quartos localizam‐se no volume Norte e as áreas sociais no volume Sul. O espaço exterior entre volumes é encerrado a Nascente pelo volume da entrada da casa e abre-se a Poente para o vale sendo protegido por uma zona de estar exterior com zona de grelhador e piscina.

Projeto
Casa PA
Promotor
Privado
Arquitetura
João Abreu
Colaboração
Joana Torgal
Bruno Soares
Fotografia / 3D

Serinus3D

Área
320,00 m2
Localização
Alfena | Valongo | Portugal
Estado
Em construção
Ano

2018 –